Compre Agora!
Home / Pets / Tratamento de pets obesos passa por cuidados com alimentação e exercício

Tratamento de pets obesos passa por cuidados com alimentação e exercício

Encher o cão ou gato de ração ou petiscos não deve ser encarado como ato de amor, mas como mau hábito que pode levá-los à obesidade. Bichos gordinhos tendem a sofrer com uma menor expectativa de vida, dores nas articulações, dificuldade de locomoção, problemas de respiração e, até mesmo, diabetes.

Para identificar se um animal apresenta sobrepeso: O saudável é ter as costelas facilmente palpáveis. Na natureza, os animais são atletas, rápidos, e para isso precisam ter o corpo fino e musculoso. Hoje, se você coloca um gato de tamanho ideal para ser analisado por proprietários de felinos, a maior parte vai achar que o bicho é muito magro, porque existe uma distorção do que é o padrão.

rosquinha-e-patas

Balança acusadora

Cães ou gatos que apresentem um acréscimo de 10% ao peso considerado ideal (variável segundo raça, porte, idade e sexo) podem ser considerados com sobrepeso, enquanto o aumento de 25% a 30% é classificado como obesidade. Raças caninas como Cocker Spaniel (ideal: 12 a 15 kg), Labrador (25 a 30 kg) e Rottweiler (37 a 58 kg) estão mais sujeitas ao problema, mas nenhum animal está imune.

A obesidade determina doenças distintas em cães e gatos. No caso felino, além de danos ortopédicos, o diabetes é particularmente comum. Já cães obesos costumam ter expectativa de vida 15% menor e sofrer de dores crônicas nas articulações. Para evitar que isso ocorra a receita é simples: equilibrar a dieta e estimular os exercícios. Comece não deixando a ração disponível de forma permanente e evite atender às súplicas por alimentos “fora de hora”. Aumente a rotina de passeios e brincadeiras e se, ainda assim, o bicho permanecer obeso, procure auxílio especializado, pois o sobrepeso e a obesidade podem ser determinados por disfunções endócrinas.

Sobre Blog Hiperclean

Veja também

Cachorros em apartamento: saiba tudo sobre seus direitos e deveres

Cachorros podem ou não viver no apartamento junto com seus donos? Condomínios podem proibir cães em suas dependências? ...