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Saiba como fazer boas escolhas no restaurante por quilo

Montando o prato de maneira certeira, o estilo self-service acaba se tornando um grande aliado da dieta

salada

O self-service pode ser uma ótima opção para quem deseja perder peso, desde que a pessoa saiba fazer boas escolhas e não exagere nas quantidades, uma vantagem do quilo é a variedade de saladas e a presença de itens saudáveis,completa.

Veja boas dicas abaixo de como fazer uma escolha equilibrada em seu prato.

1. Resista aos quitutes

É preciso ser forte para resistir às tentações do self-service, uma vez que os mais variados –e sedutores– pratos ficam à disposição do cliente. No esquema do sirva-se você mesmo, podemos pegar um pastelzinho, uma coxinha, um pedaço de torta, uma batatinha, um pouquinho de tudo pode representar um exagero.

2. Siga a sua própria ordem

A ordem da montagem do prato não importa, mas é fundamental que, ao final, os alimentos estejam presentes de forma equilibrada e balanceada.

3. Divida bem o prato

Metade do prato deve ser composta por vegetais, especialmente folhas e legumes crus, e um tipo de vegetal cozido. A outra parte deve conter a proteína (carne, frango, peixe ou ovo) e um ou dois tipos de carboidrato.

4. Monte uma salada variada

Quanto mais variada a salada, melhor. Uma sugestão é fazer um mix de folhas: uma alface e uma folha verde-escuro, como rúcula ou agrião, mais dois tipos de legumes crus. Evite conservas, pois são ricas em sódio, e preparações fritas ou muito gordurosas, como legumes à milanesa, tomate seco, frios e queijos. Fuja, também, dos molhos prontos. Em vez deles, tempere a salada com azeite, vinagre balsâmico ou limão.

5. Pegue uma proteína

Opte por um tipo de proteína, de preferência uma carne magra grelhada ou assada (uma carne vermelha magra, um peito de frango ou um peixe). Evite preparações fritas ou com molhos e cremes, como parmegiana, milanesa e strogonoff.

6. Escolha dois carboidratos

Neste grupo, também prefira preparações mais simples e evite as mais elaboradas com molho, gratinadas ou fritas. Uma boa opção é a combinação de arroz (pode ser integral, sete grãos ou a quinoa) e feijão ou um tubérculo cozido, como mandioquinha, batata-doce, inhame ou mandioca.

7. Bebidas

No máximo, meio copo de água sem gás. Muitas pessoas têm o hábito de ingerir líquidos durante as refeições, pois mastigam rápido e acabam empurrando a comida com a bebida. Ao tirar o líquido, você mastiga mais devagar prestando atenção na alimentação e, assim, come menos, além de se sentir mais saciado. É importante, porém, manter-se bem hidratado ao longo do dia para não confundir a sensação de sede com a de fome.

8. Sobremesa

Para quem está fazendo dieta para perda de peso, é recomendado evitar doces e alimentos com alto índice glicêmico preparados com açúcar e farinha branca. Sendo assim, melhor passar longe da mesa de sobremesas.

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