Compre Agora!
Home / Curiosidades / Profissão: do lar

Profissão: do lar

Hoje as mulheres não conquistaram apenas espaço no mercado de trabalho, mas principalmente credibilidade e respeito. Mesmo depois dos grandes avanços, algumas delas ainda optam por trabalharem em casa, na chamada profissão do lar. Atividade que chega a ser questionada muitas vezes por não se tratar de uma função remunerada, mesmo sendo regulamentada em lei desde julho de 1991.

E a desinformação causa o preconceito, pois muitas pessoas acreditam que as mulheres que se dedicam apenas aos trabalhos caseiros não tem uma ocupação e que por isso não dão a elas a devida importância. Este tipo atitude deixam as donas de casa constrangidas, até mesmo no momento de preencher uma ficha há dúvida do que colocar no campo profissão.

Os afazeres domésticos são essenciais e por isso algumas mulheres se desdobram cuidando da casa em período integral. Há aquelas ainda, que se dividem em jornada dupla entre o trabalho e as tarefas domésticas, para ajudar  nas despesas e ainda zelam pela casa e pela família.

As mulheres ainda se veem obrigadas a fazer uma opção para a vida adulta. “Elas escolhem entre se dedicar exclusivamente a casa e não trabalharem fora do domicílio, ou serem profissionais remuneradas, o que não quer dizer que essas mulheres não se preocupem com suas casas ou família, pelo contrário, elas conseguem equilibrar muito bem as responsabilidades dentro e fora de casa”, explica.

Habilidades de uma dona de casa

O lar de uma família pode ser comparado a uma empresa e a dona de casa a uma administradora que faz tudo funcionar com muita eficiência. Toda dona de casa entende um pouco de economia e de inflação, já que é responsável pelo orçamento da família.

Ela resolve os conflitos e desentendimentos. Dentro de casa ela é a psicóloga do lar, sempre pronta pra ouvir, aconselhar e incentivar. Já na hora de ajudar os filhos nos deveres de casa entra em cena a pedagoga. Enquanto isso, o lado decoradora das mulheres aparece quando troca os móveis de lugar para deixar a casa mais bonita, aconchegante e confortável.

Cuidar da casa e da família não é um trabalho fácil. É cansativo e desgastante. As funções se multiplicam e há ainda uma pressão da sociedade para que estas mulheres sejam excelentes donas de casa, mãe amorosa e esposa. Então para exercer esta profissão é preciso habilidades que vão além das atividades domésticas, é preciso doação e entrega.

Sobre admin

Veja também

Especialistas recomendam cautela com o óleo de coco; saiba como usá-lo

O uso do óleo de coco ainda não é uma unanimidade entre especialistas, mas mesmo ...