Compre Agora!
Home / Curiosidades / Especialistas recomendam cautela com o óleo de coco; saiba como usá-lo

Especialistas recomendam cautela com o óleo de coco; saiba como usá-lo

oleo-de-coco-1461347966906_615x300

O uso do óleo de coco ainda não é uma unanimidade entre especialistas, mas mesmo assim o ingrediente virou moda e muita gente já o inseriu no cardápio do dia a dia. Seja fazendo as vezes do azeite de oliva na salada ou até mesmo no preparo de alguns pratos no lugar de óleos como o de soja ou o de canola.

Nutrólogos e nutricionistas, não aconselham a utilização do produto vendido e indicado principalmente para auxiliar no emagrecimento, aumentar a imunidade e diminuir o colesterol ruim porque não existe, até o momento, respaldo científico sobre ele tanto para o lado bom quanto para o mau.
A falta de estudos que comprovem a eficácia do óleo de coco, o torna incapaz de ser indicado ou contraindicado. Entretanto, não podemos deixar de enxergar que muitos profissionais estão indicando e muita gente está fazendo o uso. O óleo de coco é uma gordura classificada como saturada e seu valor calórico é alto. E quanto maior o grau de saturação, mais a gordura se encontra dentro do nosso organismo, o que pode desencadear doenças cardiovasculares.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), marketing é uma coisa, ciência é outra. O avanço comercial [do óleo de coco] é muito maior do que a evidência científica do seu uso.
Algumas formas adequadas de usá-lo citados abaixo.

  • Você pode utilizar, por dia, até quatro gramas de óleo de coco e sempre in natura. Dá para colocar, por exemplo, em cima da salada ou das frutas. “Esquentar ou fritar esse óleo aumenta o número de substâncias pró-inflamatórias”, diz.

  • O óleo carrega uma substância chamada ácido láurico, que nada mais é do que uma gordura com o poder de elevar o LDL colesterol, ou seja, a fração do colesterol ruim”. O ideal é alternar o consumo de vários óleos. Em um dia você cozinha com o óleo de soja, no outro com o de canola. Na semana seguinte com o de linhaça, na outra com o de milho. E nunca deixar de usar o azeite de oliva em temperatura ambiente para temperar a salada.

  • Não se preocupe caso o potinho de óleo de coco mude de estado físico de uma hora para a outra. Isso é normal, uma vez que o ingrediente sofre alterações de consistência de acordo com o calor. Ele fica líquido e translúcido acima dos 25 graus, e se solidifica e atinge coloração esbranquiçada abaixo dessa temperatura. No entanto, pode ser consumido das duas maneiras.

Sobre Blog Hiperclean

Veja também

Câncer de mama – sintomas, tratamento e prevenção

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer que podem atingir a ...