Compre Agora!
Home / Sustentabilidade / Dicas para um lar sustentável

Dicas para um lar sustentável

Ser sustentável não é cuidar apenas do planeta. É também economizar para dar uma força ao orçamento doméstico. “A sustentabilidade em casa está ligada, acima de tudo, a uma convivência mais harmônica, à praticidade e ao uso consciente dos recursos”.

RecicleRecicle

Quando você dá ao seu lixo um destino correto, evita que os resíduos sobrecarreguem ainda mais os aterros sanitários. O plástico, por exemplo, pode ser usado para a fabricação de uma série de outros objetos, como brinquedos e itens de construção.

Comece fazendo uma separação em casa (papel, alumínio, vidro e plástico), deixando apenas os materiais orgânicos para a retirada pelos caminhões de lixo. Para se desfazer do conteúdo, procure pontos municipais de coleta ou cooperativas próximas.

Valorize a água

Certamente você já ouviu falar, mas não custa relembrar que água é vida! Feche o registro durante o banho enquanto se ensaboa (o que reduz o consumo em cerca de 45 litros) e desligue a torneira ao escovar os dentes (a economia, neste caso, é de aproximadamente 12 litros). Outra dica é lavar a louça também com a torneira fechada, usar a água coletada da chuva para limpar o quintal, a calçada e o carro.

De olho na alimentação

O desperdício de comida também é um hábito não sustentável, além de caro. Além disso, a decomposição de alimentos gera gás metano, que, por sua vez, contribui para o efeito estufa. Como acabar com isso? Simples: planeje as refeições. Pensar em um cardápio para a semana, por exemplo, ajuda a evitar compras em excesso nos supermercados.

 

Jardim vertical

 

Jardim vertical

São ótimas opções para ter um espaço verde em pequenos locais. ”Isso aumenta a biodiversidade e proporciona a melhoria no consumo de energia nas casas e edifícios, já que reduzem a temperatura interna”, revela. O melhor de tudo é a facilidade de montagem e manutenção. Além disso, você pode plantar temperos para as suas receitas.

 

Descarga com caixa acoplada

O modelo mais sustentável é aquele que diferencia o consumo da descarga para resíduos líquidos e sólidos por meio de diferentes botões de acionamento (o pequeno libera menos volume e o maior, mais). Por isso, se está pensando em reformar o seu banheiro, invista nesse item.

 

Pagar as contas pela internet

Além de economizar o tempo e combustível (caso você se desloque de carro ou ônibus), você deixa de usar papel e tinta de impressora. Muitas empresas, atentas à sustentabilidade, estão oferecendo a possibilidade de envio por e-mail.

 

Eletrodomésticos certificados
Vai comprar uma nova geladeira ou TV? Dê preferência aos eletrodomésticos que têm o selo da Procel, que são mais econômicos. No caso de um refrigerador, por exemplo, modelos certificados economizam até 31% de energia elétrica.

 

Quanto mais roupa, melhor

Quando você acumula as peças, otimiza o uso de água e de energia elétrica. Por isso, nada de lavar de pouquinho em pouquinho ou passar uma peça por vez, combinado?A hiperclean ajuda você nesta tarefa:

20140313044346capa_lave_sem_medoLave Sem Medo é um produto de última geração que não permite que as cores migrem de uma peça para outra. Este produto desenvolvido pela Hiperclean Brasil vai fazer você economizar água, energia, sabão e seu tempo. Coloque a carga normal de roupas em sua máquina de lavar, utilizando o sabão em pó e amaciante. Inclua para cada 5 kg de roupa 3 a 4 lenços de Lave Sem Medo. Selecione o programa normal de lavagem e pronto! Você vai ver que ao final da lavagem nenhuma cor migrou. Fantástico!

compre_online

 

Veja também

Aplicar Sustentabilidade em Casa não é Difícil!

Todo mundo escuta falar que a sustentabilidade é algo de extrema necessidade que se refere aos graves ...