Compre Agora!
Home / Dicas de casa / Como limpar cortinas, persianas, tapetes e carpetes

Como limpar cortinas, persianas, tapetes e carpetes

Aproveite estas dicas e mantenha a limpeza destes itens de decoração sempre em dia para evitar alergias e outros problemas respiratórios

Apesar de haver muitas empresas especializadas que realizam este serviço, manter cortinas, carpetes, persianas e tapetes limpos é uma tarefa simples e que pode ser feita por você sem muitas complicações.

tapetes-cortina

Estes itens necessitam de limpeza frequente, pois acumulam ácaros e poeiras, propiciando riscos para a saúde dos moradores da casa e favorecendo o surgimento de alergias ou mesmo colaborando para o agravamento delas. Para isso, as seguintes dicas e orientações para manter estes itens sempre limpos:

Cortinas

Orienta-se deixar as cortinas de molho duas vezes, sendo 40 minutos cada molho, o que facilitará sua limpeza. Devemos nos atentar aos tecidos próprios para lavagem à máquina, pois as cortinas de poliéster e algodão são pesadas e podem sobrecarregar o eletrodoméstico. Quanto a frequência de limpeza, o ideal é que as cortinas sejam lavadas pelo menos a cada seis meses. E para mantê-las limpas por mais tempo, passe o aspirador uma vez por semana.

Persianas: A limpeza de persianas deve ser feita diariamente, podendo ser limpas com um pano úmido ou espanador para facilitar a retirada do pó. Outra possibilidade seria utilizar um aspirador de pó com bocal pequeno, de preferência em forma de “T” nos dois lados da mesma. O ideal é contratar uma empresa especializada em lavagem deste tipo de cortina a cada dois anos.

Tapetes

A limpeza de tapetes é simular à das cortinas: devem ser limpos frequentemente utilizando um aspirador de pó, e a cada 6 meses é indicado uma lavagem por uma empresa especializada. Se houver derrubado algo, aplique pressão com um pano limpo se for resíduo líquido, ou aspire o local no caso de resíduos sólidos.

Carpetes

É indicado aspirar o carpete regularmente. Vale ressaltar que manchas devem ser limpas no momento que ocorrem para que o carpete não seja danificado permanentemente. Uma boa dica é aplicar vinagre na mancha e limpar com um pano. Para uma limpeza profunda é necessário contratar o serviço de empresa especializada.

Sobre Blog Hiperclean

Veja também

5 coisas que você pode esquecer de limpar durante a faxina

Pequenos detalhes que podem deixar os ambientes mais agradáveis. Ter uma casa limpa e organizada é bom ...